FUNDAÇÃO JOÃO BENTO RAIMUNDO

Mensagem da Presidente do Conselho de Administração

Marília Dulce Coelho Pires Morgado Raimundo Presidente do Conselho de Administração

Esta nova presença da Fundação João Bento Raimundo nos canais digitais insere-se nas comemorações dos 35 anos de existência da instituição, procurando divulgar um percurso, que a todos orgulha, de laços firmes entre gerações e saberes, somas de pequenos gestos que formaram uma grande obra, a qual prossegue em contínuo crescimento e desenvolvimento.

Inovação, qualidade, distinção e exigência têm sido as palavras-chave, desde a génese, ainda enquanto Associação de Beneficência e mais tarde Fundação Augusto Gil, de um sonho vocacionado para a concretização do bem comum.

Cumprindo um sentimento de justiça, e por decisão consensual dos curadores, passou a designar-se Fundação João Bento Raimundo, como reconhecimento da ação e do mérito do seu fundador, da enorme perseverança e da disponibilidade sem limites, consubstanciada também no contributo patrimonial que tem permitido continuar a nossa missão.

Este foi um projeto pioneiro naquilo se convencionaria designar solidariedade social, mas sem nenhuma carga redutora nem complacente. Nasceu da vontade e do querer de um grupo de pessoas com uma visão justa e moderna da causa social, assente no desenvolvimento educativo e ocupacional e dando prioridade aos mais vulneráveis. Somos e vivemos para as pessoas.

Volvidas três décadas e meia, sentimos que o nosso melhor património está, precisamente, nos muitos milhares de cidadãos que se têm cruzado connosco: utentes e familiares, nas diversas áreas de intervenção, que ajudamos a crescer, a formar ou a superar dificuldades; e também os que nos procuram para um envelhecimento digno e ativo; ou os indivíduos diferentes, com necessidades diferentes, que aqui são auxiliados na descoberta e no aperfeiçoamento de capacidades.

Em conjunto com os mais qualificados colaboradores, temos trabalhado contra a passividade, vencendo resistências e procurando, em cada nova ideia, estar à frente do tempo na busca de respostas para os anseios de uma sociedade em permanente mudança.

Tentamos, constantemente, interpretar a evolução do contexto social, económico, educacional e demográfico do nosso país e, em particular, as repercussões na nossa região.

Por isso podemos dizer que ultrapassámos as barreiras locais e regionais. Somos, hoje, uma instituição reconhecida e procurada a partir de várias latitudes, sobretudo por um crescente número de jovens e famílias que depositam em nós a confiança na educação e na qualificação para um futuro de sucesso.

É este o nosso propósito.

Temos orgulho no caminho percorrido e continuaremos a sonhar e a concretizar sonhos.

Em cada ano acrescentamos novas respostas sociais, novos recursos e novos espaços para serem fruídos por uma comunidade em crescimento.

Mantendo-nos fiéis a lema de sempre: gostamos de ajudar!